Dissertações Mestrado CC
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Navegando Dissertações Mestrado CC por Assunto "Alfabetização em saúde"
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- ItemConhecimento da doença e qualidade de vida em pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca: um estudo transversal(Instituto Nacional de Cardiologia, 2019) Albino, Marcone José LimaIntrodução: A epidemiologia da Insuficiência cardíaca (IC) e sua evolução natural demanda preocupação quanto ao conhecimento do indivíduo sobre seu status de saúde e seus fatores de descompensação. Acredita-se que tal conhecimento contribui para o tratamento da doença e para a qualidade de vida. Dessa forma, tem-se como objetivo Geral: Avaliar a associação entre conhecimento sobre a doença e qualidade de vida dos pacientes hospitalizados com IC; Objetivos específicos: Mensurar o conhecimento sobre a doença nos pacientes internados por IC; Mensurar a qualidade de vida nos pacientes internados por IC; Metodologia: Estudo transversal de natureza quantitativa. Aplicou-se o questionário de conhecimento em IC criado por Bonin para medir conhecimento da doença e o questionário de Minessota para avaliar a qualidade de vida dos pacientes hospitalizados com IC.Utilizou-se para avaliar a associação entre as variáveis o modelo de regressão linear uni e multivariada com software Stata 12. Resultados: Amostra de 50 pacientes, prevalecendo homens (62%), com idade média de 51 anos. Observou-se FE média de 26,6% e prevalência da classe funcional (CF) III (cerca de 58%). Dislipidemia, hipertensão e IAM prévio foram as comorbidades mais observadas. O perfil hemodinâmico mais prevalente foi o quente e congesto. O escore médio pelo questionário de Bonin foi 36, estratificando o conhecimento da amostra sobre a doença como aceitável. O escore médio pelo questionário de Minessota foi 79, estratificando a qualidade de vida da amostra como ruim. A análise multivariada revela que há relação entre conhecimento da doença e qualidade de vida. Discussão: Amostra jovem, de perfil sócio-clínico frágil, talvez influenciada pelo cenário ser centro transplantador. Classe funcional, número de internações e perfil hemodinâmico são preditores de pior qualidade de vida. Ter contato com alguma estratégia educativa tem impacto postivo na qualidade de vida do paciente, seja qual for a estratégia. O propósito maior do conhecimento é gerar alfabetização em saúde. Conclusão: Há relação diretamente proporcional entre conhecimento e qualidade de vida, mediada por fatores como escolaridade, cuidador, classe funcional dentre outros.