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- ItemImpacto orçamentário da diacereína no tratamento da osteoartrite de joelho(JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 2018)Objetivos: conhecer os custos e estimar o impacto orçamentário do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia sobre o uso da diacereína no tratamento medicamentoso oferecido aos pacientes ambulatoriais com osteoartrite do joelho. Método: foram desenvolvidas etapas para a análise de impacto orçamentário incremental, descrevendo o cenário de linha de base e o conjunto de medicamentos já utilizados na instituição; descrevendo o cenário alternativo com inserção de diacereína e estimando o custo direto da introdução deste medicamento para a fração de pacientes elegíveis. As es- timativas serão convertidas em dólares e euros, utilizando a taxa de câmbio do dia 29 de dezembro de 2017, segundo banco central. Dados públicos foram consultados a partir do cadastro de compras governamentais e do sistema informatizado do Instituto. Análise de sensibilidade determinística e probabilística foi aplicada para verificar o impacto de incertezas e pressu- postos. O horizonte temporal de cinco anos foi considerado na comparação dos cenários. A análise foi feita sob a perspectiva dos gestores da instituição. Resultados: um perfil dos pacientes ambulatoriais com osteoartrites que re- cebem tratamento no Instituto; medicamentos mais prescritos neste Instituto e seus custos diretos de aquisição. O impacto orçamentário da diacereína como terapia adjuvante foi estimado para este cenário. Houve um aumento de 6% nos custos institucionais de compra de medicamentos. Conclusões: a análise do impacto orçamentário da diacereína no tratamento da osteoartrite de joelho permite aos gestores da instituição o planejamento de recursos e implementação de estratégias para tal tratamento, assim como, elaboração de um protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para esta população específica.
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- ItemMedicamentos e pesquisa translacional: etapas, atores e políticas de saúde no contexto brasileiro(Saúde Debate, 2019)A pesquisa translacional surgiu com o objetivo de reduzir o tempo entre a pesquisa básica e a sua aplicação clínica. Para os medicamentos, esse tempo pode chegar a décadas, o que denota a necessidade de se avaliarem possíveis barreiras por meio da pesquisa translacio- nal. Objetivou-se revisar a literatura para identificar as etapas da pesquisa translacional, bem como os atos normativos, as políticas públicas de saúde e os principais atores no contexto brasileiro. Para a identificação de modelos da pesquisa translacional, realizou-se revisão com busca sistemática nas bases PubMed, Embase e Lilacs, sendo selecionadas 23 publicações. Sítios eletrônicos oficiais foram consultados para o levantamento das políticas e dos atores. Como resultados, a literatura inicialmente apontava uma etapa (da bancada ao leito), incorporando recentemente a síntese de pesquisas e a avaliação de impacto na saúde pública como etapas adicionais. Diversos atores são transversais na pesquisa translacional, como universidades, instituições de pesquisa e agências de fomento. Observa-se que o Brasil instituiu políticas importantes nas áreas de assistência farmacêutica, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação em saúde, o que pode potencialmente integrar recursos, atores e esforços visando à aplicação prática de resultados para melhorar as condições de saúde e de vida da população.
- ItemData sources for drug utilization research in Latin American countries—A cross-national study: DASDUR-LATAM study(Pharmacoepidemiology and Drug Safety, 2022)Purpose: Drug utilization research (DUR) contributes to inform policymaking and to strengthen health systems. The availability of data sources is the first step for con- ducting DUR. However, documents that systematize these data sources in Latin American (LatAm) countries are not known. We compiled the potential data sources for DUR in the LatAm region. Methods: A network of DUR experts from nine LatAm countries was assembled and experts conducted: (i) a website search of the government, academic, and private health institutions; (ii) screening of eligible data sources, and (iii) liaising with national experts in pharmacoepidemiology (via an online survey). The data sources were char- acterized by accessibility, geographic granularity, setting, sector of the data, sources and type of the data. Descriptive analyses were performed. Results: We identified 125 data sources for DUR in nine LatAm countries. Thirty- eight (30%) of them were publicly and conveniently available; 89 (71%) were accessi- ble with limitations, and 18 (14%) were not accessible or lacked clear rules for data access. From the 125 data sources, 76 (61%) were from the public sector only; 46 (37%) were from pharmacy records; 43 (34%) came from ambulatory settings and; 85 (68%) gave access to individual patient-level data. Conclusions: Although multiple sources for DUR are available in LatAm countries, the accessibility is a major challenge. The procedures for accessing DUR data should be transparent, feasible, affordable, and protocol-driven. This inventory could permit a comparison of drug utilization between countries identifying potential medication- related problems that need further exploration.
- ItemMAPEAMENTO DOS NÚCLEOS DE TELESSAÚDE: UMA ANÁLISE DE SUA DISTRIBUIÇÃO NO CONTEXTO NACIONAL(Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021)A telessaúde utiliza recursos tecnológicos de informação e de comunicação para facilitar o acesso à atenção à saúde, reduzindo barreiras relacionadas a distâncias, sobretudo em áreas rurais, locais de difícil acesso ou com carências assistenciais. No Brasil, teve início na década de 90 e está em franca consolidação, assumindo caráter estratégico de otimização do sistema de saúde no cuidado assistencial, no ensino e na pesquisa. Contudo, não existe uma fonte de informação única, que permita um rápido e pleno conhecimento do quantitativo e características dos Núcleos de Telessaúde (NT) existentes. O estudo objetivou mapear a distribuição dos Núcleos de Telessaúde no Brasil e caracterizar as modalidades de serviços ofertados, utilizando informações disponíveis nos sites governamentais e nas páginas dos núcleos estaduais de telessaúde. Método: O quantitativo e a distribuição geográfica dos Núcleos de Telessaúde foram realizados a partir de levantamento nos sítios governamentais do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, da Rede Universitária de Telemedicina e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde realizado em março/2018. Resultados: Foram identificados 243 núcleos, 83 dos quais integrantes do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. As regiões Sudeste e Norte concentram 68,3% dos NT, enquanto os pontos de telessaúde associados predominam no Norte e no Sul (67,5%). Teleconsultoria e segunda opinião formativa eram as principais modalidades ofertadas por, respectivamente, 107 e 61 NT. Conclusão: Espera-se que o estudo fomente a discussão sobre a complexidade dos contextos e seus reflexos no âmbito da gestão, planejamento e avaliação das ações de telessaúde.