Fisioterapia Cardiovascular
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia Cardiovascular por Assunto "Pós-operatório"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstimulação elétrica transcutânea no alívio da dor no pós operatório de cirurgias cardíacas(Instituto Nacional de Cardiologia, 2023) Santos, Plinio Valerio Carvalho dos; Rodrigues Junior, Luiz FernandoA estimulação elétrica nervosa transcutânea pode reduzir o quadro álgico dos pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. OBJETIVO: Verificar os benefícios no alívio da dor no pós-operatório de cirurgias cardíacas através dos efeitos da estimulação elétrica transcutânea, decorrentes de uma revisão sistemática da literatura. MÉTODO: Utilizou-se a identificação e seleção dos estudos através das bases de dados da pubmed, scielo, cochranelibrary, bvsalud, para extração dos dados e análise dos resultados provenientes de diferentes trabalhos realizados com estudo clínico randomizado, paralelo, controlado e cego ou não, publicados entre os anos de 1998 a 2020. Foi produzido um checklist QUOROM para se chegar a consistência desejada dos relatos de revisão sistemática valorizando a aplicação de pesquisas em diferentes escalas e contextos. Realizou-se a leitura dos estudos utilizados nessa pesquisa em sua completude e características específicas. RESULTADOS: Os estudos da revisão sistemática apresentaram o TENS como eficaz no controle e alívio da dor nos pós cirurgia cardíaca em sua maioria, com restrição de um autor que afirmou que o TENS convencional tende a ter um rápido início de analgesia, mas perde seu efeito rapidamente quando a estimulação é desativada. CONCLUSÕES: Para além do alívio da dor, diversos estudos comprovaram que o TENS pode ter um efeito sobre o sistema circulatório, cicatrização e sistemas inflamatórios, melhor recuperação da função respiratória, requerendo a diminuição de fármacos por apresentar menor quadro doloroso, mas é preciso atenção para a localização dos eletrodos estimuladores, por ser um importante determinante da eficácia da estimulação elétrica nervosa transcutânea.
- ItemExercícios e orientações sobre os cuidados no pós operatório de cirurgia cardíaca(Instituto Nacional de Cardiologia, 2023) Silva, Victor Regufe Coelho da; Reis, Michel SilvaEste e-book tem como objetivo servir de guia para os pacientes que foram submetidos à cirurgia cardíaca com esternotomia e circulação extracorpórea (CEC), para que possam ter mais consciência e assumir o protagonismo no cuidado pós operatório. É fortemente recomendado que o paciente seja avaliado e acompanhado por um profissional fisioterapeuta no pré e no pós operatório a fim de minimizar as complicações e facilitar o processo de recuperação após a cirurgia.
- ItemRevisão sistemática dos níveis da mobilização precoce no pós-operatório de cirurgia cardiovascular(Instituto Nacional de Cardiologia, 2024) Silva, Camila da CostaIntrodução: As doenças cardiovasculares são as uma das principais causas de mortalidade no mundo. O tratamento avançou nas últimas décadas, sendo a cirurgia cardiovascular uma opção de tratamento para cardiopatas, entretanto o tratamento cirúrgico resulta em limitação funcional para o paciente no pós-operatório. A mobilização precoce melhora a capacidade funcional e diminui as complicações no pós-operatório de cirurgia cardiovascular. Objetivo: Avaliar as técnicas utilizadas para mobilização precoce, verificar sua segurança e eficácia no pós-operatório na cirurgia cardiovascular. Método: O presente trabalho é uma revisão sistemática dos artigos científicos selecionados na base de dados eletrônicos (Scielo, Pedro e Pubmed), que aborda os níveis de mobilização precoce na cirurgia cardiovascular. Resultado: Foram encontrados 597 artigos, dos quais foram selecionados 20 artigos e nos critérios de inclusão e exclusão só foram incluídos 5 artigos. Conclusão: A mobilização precoce é realizada de forma heterogênea na UTI, se mostrou segura e eficaz no pós-operatório de cirurgia cardiovascular.